Publicado em 06/07/2018 às 08:38, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29
O PROJETO PRATINHO LIMPO NA ESCOLA: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO INCENTIVO À REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO foi idealizado pela diretora Sebastiana De Paula Teixeira Pereira da Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado.
Verificando o desperdício de alimentos na hora da merenda, buscou uma iniciativa com o projeto pratinho limpo na escola, buscando além de reduzir o desperdício da merenda, incentivar e conscientizar os alunos a construir uma alimentação mais saudável.
O projeto criado em abril (2018), contempla movimentos com a nutricionista Joseane Chiaveli, através de palestras para valorizar a merenda escolar e conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos.
Outras atividades estarão envolvidas como:
● Visita a uma horta de grande porte, para incentivar ao consumo de verduras e legumes;
● Aproveitamento integral dos alimentos- potencial nutritivo das cascas
● Atividades sobre o desperdício de alimentos, exemplificações de quantas pessoas poderiam se alimentar com aquilo que está indo para o lixo.
● Acompanhamento dos professores na hora da distribuição e consumo da merenda
● Acompanhamento dos alunos a pesagem das sobras expondo resultados no mural.
“Hoje no Brasil vivemos situações de fome e desperdício, um assunto de grande importância para abordar no ambiente escolar, pois a escola é o lugar ideal para trabalharmos isso, é o ambiente propício para a educação alimentar e formar bons hábitos” relata a nutricionista.