Publicado em 09/11/2022 às 17:04, Atualizado em 11/11/2022 às 19:12

Prefeitura realiza 1ª oficina de revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

O PMGIRS aborda como o município vai tratar e dar destinação final para todos os resíduos sólidos produzidos no município.

Assessoria ,

A Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul, através da Gerência Municipal do Meio Ambiente, apresentou a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A revisão foi apresentada em Audiência Pública, realizada na tarde desta quarta-feira (09), na sala de reunião da prefeitura.

Estiveram presentes na audiência, o chefe de gabinete, Adriano Jandrey, a procuradora jurídica, Dra. Bruna Campelo, a vereadora Professora Regiane Camargo, a Gerente geral, Eva Gubert, a Gerente de Assistência Social Adriana Teodoro, a equipe técnica da Agraer local, Coordenação da Vigilância Sanitária, Assessoria Ambiental - Pedro Campos, presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos, Silvano Balieiro, membros da coleta seletiva, membros do Conselho Municipal de do Meio Ambiente, membros do Comitê de Elaboração e Revisão do Plano.

O PMGIRS aborda como o município vai tratar e dar destinação final para todos os resíduos sólidos produzidos no município, seja o lixo produzido nas residências, como também os resíduos da construção civil, entre outros. Foram realizados estudos, seguindo padrões técnicos, que analisou o que é descartado de lixo em toda a cidade.

Como parte da mobilização social para a elaboração participativa e democrática do Plano, a Versão Preliminar ficará para consulta Pública pelo período de 15 dias, tempo esse em que a população poderá analisar o documento e enviar suas dúvidas, críticas, elogios e sugestões para complementação e melhoria do trabalho.

O plano pode ser acessado em https://drive.google.com/file/d/16aBky_LSTNivawH99lBW2ol92OL1OQi_/view?usp=share_link e as sugestões devem ser enviadas para ambiental@liderengenharia.eng.br

A partir da revisão desse plano, ele será encaminhado para o legislativo, que vai votar a aprovação do que foi apresentado. Em seguida, começa o desafio de implementar as políticas apresentadas.