Publicado em 15/12/2017 às 15:10, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir sobre a situação das erosões em Novo Horizonte do Sul

A, Assessoria de Comunicação
Cb image default
Mandy

A Prefeitura de Novo Horizonte do Sul realizou na última sexta-feira, 15 de dezembro, uma Audiência Pública para a discussão e encaminhar soluções sobre as erosões em Novo Horizonte do Sul.

A audiência aconteceu no Centro Comunitário de Novo Horizonte do Sul com a presença do prefeito Marcílio Álvaro Benedito, da promotora de Justiça da Comarca local Juliana Martins Zaupa, vereadores e representantes da Prefeitura de Ivinhema.

Participaram também professores e técnicos da universidade de Ilha Solteira, da Polícia Militar Ambiental e representantes da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos). Osvaldo dos Santos afirma que ficou acordada uma ação conjunta envolvendo as prefeituras, o governo do Estado por meio da Semagro e da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e os produtores rurais, que são os maiores interessados na resolução do problema e que têm um papel importante na tarefa de conter e evitar o surgimento de erosões.

Cerca de 100 proprietários de imóveis que estão afetados pelas erosões compareceram e acompanharam atentamente os debates e as propostas encaminhadas.

A Prefeitura de Novo Horizonte do Sul através da Gerência de Agricultura e o Departamento de Meio Ambiente e Turismo preocupada com a situação das erosões que tem afetado grandemente o município realizou a Audiência Pública juntamente com os órgãos de proteção para juntos e em parceria buscar sanar esse grave problema que afeta Novo Horizonte do Sul.

O primeiro passo será um projeto emergencial para atacar os pontos que já surgiram, disse Osvaldo dos Santos. Em seguida, com ajuda técnica das universidades, será feito um megaprojeto para conter e evitar o surgimento de novas erosões. Na terça-feira (19) o prefeito Marcílio Álvaro Benedito vem a Campo Grande para uma reunião com o secretário da Semagro Jaime Verruck, para tratarem do assunto.

A Audiência Pública uma parceria da Prefeitura de Novo Horizonte do Sul juntamente com o Ministério Público, Ibama, Policia Ambiental Militar, Imasul, Agraer, Agesul, todos com o mesmo objetivo, combater as erosões no município de Novo Horizonte do Sul.

Sobre as erosões

Erosão é um processo de transformação dos solos oriundos das ações dos agentes externos ou exógenos que consiste no desgaste da superfície terrestre, prosseguido pelo transporte e deposição de sedimentos. Trata-se de um procedimento natural, entretanto, a ação humana contribui para a sua intensificação.

O processo descontrolado de erosão traz grandes prejuízos para o meio ambiente, pois atua no desgaste do solo, dificulta a manutenção de espécies de animais e vegetais, além de atrapalhar as atividades humanas.

Entre humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.

Cb image default
Assessoria
Cb image default
Assessoria
Cb image default
Assessoria
Cb image default
Estrada sentido as fazendas
Cb image default
Linha da Amizade