Publicado em 12/09/2022 às 10:13, Atualizado em 12/09/2022 às 14:16

Com melhorias na economia local, programa Cidade Empreendedora encerra em Novo Horizonte do Sul

Iniciativa promoveu apoio ao comércio e à agricultura familiar do município. Resultados foram apresentados pelo Sebrae à Prefeitura nesta semana.

Assessoria, Sebrae
Cb image default
Foto: Divulgação

Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Novo Horizonte do Sul, executado ao longo dos últimos 15 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa é encerrada oficialmente nesta terça-feira (6), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Guga, como é conhecido Aldenir Barbosa do Nascimento.

Segundo o prefeito, o trabalho desempenhado em conjunto foi produtivo e possibilitou avanços importantes para Novo Horizonte do Sul. “A parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, foi algo que nos ajudou bastante, não apenas para termos a noção socioeconômica do município, mas também para capacitar e envolver a comunidade. Então, nossa avaliação é positiva, dado ao know-how do Sebrae e o que ele representa para o desenvolvimento social e econômico do município”, destacou Guga.

Os resultados foram entregues para a equipe técnica da Prefeitura, em uma reunião realizada no Auditório Municipal. Novo Horizonte do Sul aderiu ao programa Cidade Empreendedora em abril de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até junho deste ano. Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o trabalho foi desenvolvido no município por meio do eixo competitivo Cidade de Negócios, voltado para alavancar a economia da cidade por meio do empreendedorismo.

“Dentro das principais iniciativas levadas pelo programa ao município esteve a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE). O Sebrae reuniu as lideranças locais para que todos pensassem juntos nas soluções necessárias para o munícipio e, a partir disso, foram elencadas várias ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar e o comércio local; aumentar a autoestima dos moradores e atrair novos empreendimentos”, destacou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS.

O Sebrae atuou no município de Novo Horizonte do Sul melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados quase 1.300 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas 248 empresas distintas localizadas na cidade.

Juntamente às orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em abril deste ano, que ofereceu mais de 13 palestras, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de Transformação Digital, Automotiva e Panificação.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, de abril de 2021 a junho de 2022, por exemplo, reduziu 70,87% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 8,17% no número de empresas ativas no município.

Mais um ponto importante foi a percepção da população em relação ao aumento de geração de emprego na cidade. A pesquisa socioeconômica realizada pelo Sebrae antes do início do programa e após o término, constatou que houve uma redução de 46% no número de desempregados. Além disso, também diminuiu em 21,5% o número de pessoas entrevistadas que acreditam que o desemprego é um dos principais problemas enfrentados.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Novo Horizonte do Sul, Eduardo Abrão Pina, além dos avanços percebidos no comércio local, outra área beneficiada pelo programa foi a agricultura familiar. “Temos a agricultura familiar muito forte no nosso município, e o fato de o programa trabalhar com os agricultores da porteira para dentro com consultoria e capacitação, possibilitou que a forma de produzir se tornasse mais eficiente e tivemos um aumento na produção de alimentos. Além disso, a Feira da cidade que é um dos principais pontos de comércio dos produtores também foi fortalecida, com a entrega de nova identidade visual”, pontuou.

No município, 16 produtores receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via PAB (Programa Alimenta Brasil) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Entre os produtores atendidos, está Maria Cândida da Silva Zanovello, de 53 anos. Ela conta que, a partir da consultoria, foi possível reduzir o desperdício de insumos, fazer um melhor gerenciamento da parte financeira e inovar na divulgação dos produtos e no atendimento ao cliente, o que gerou um aumento das vendas.

“Com a ajuda do Sebrae conseguimos ampliar o mercado. Antes tínhamos poucos clientes, pouca variedade de hortaliças e hoje disponibilizamos mais opções de alimentos, trabalhamos na feira, atendemos clientes particulares, realizamos entregas nos mercados e atendemos as escolas com programa do governo. Além disso, com o dinheiro que economizamos com as soluções caseiras a base de produtos naturais para combater as pragas no lugar de agrotóxicos, podemos investir no aumento da produção e na qualidade final dos produtos”, enfatizou a produtora.

Mais do que capacitar o produtor rural para que ele estivesse apto para vender para a prefeitura, o município recebeu suporte e conseguiu tornar o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para aumentar o volume de produtos adquiridos dos comerciantes locais. Em 2020, antes do início do programa no município, por exemplo, o poder público havia comprado apenas R$ 500 mil dos empreendedores de Novo Horizonte do Sul, já no ano passado, o valor aumentou para R$ 765 mil.

Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado em julho deste ano, na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, os estudantes da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou 53 professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, 968 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados.

Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Apesar da conclusão do programa Cidade Empreendedora no município ter sido em junho deste ano, os estudantes seguem sendo atendidos até o fim do ano letivo e a Feirinha do JEPP está prevista para ser realizada no município em novembro deste ano.

Segundo o secretário Eduardo, todas as ações desenvolvidas pelo programa no município possibilitaram uma melhoria na qualidade de vida da população, com o estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento dos pequenos negócios. Ele ressaltou também que a principal contribuição do Cidade Empreendedora à Novo Horizonte do Sul foi apresentar estratégias possíveis de serem executadas que trouxeram uma nova visão aos gestores públicos e lideranças locais.

“O programa é inovador e vem para ajudar o município a traçar diretrizes que nos guiem para executar ações. A cidade coloca as principais necessidades e o Sebrae nos ajuda a identificar os caminhos que precisamos percorrer e que serão eficientes para nós. Então, eu enxergo isso tudo como um sucesso porque o programa nos trouxe novas possibilidades. Acredito que o Cidade Empreendedora se encerra agora, mas o trabalho dentro do município irá continuar porque os avanços são muito rápidos e se nós não acompanharmos essas mudanças, vamos ficar para traz”, ressaltou o secretário.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.