Publicado em 25/08/2022 às 10:50, Atualizado em 25/08/2022 às 14:52

Prefeitura, Sindicato Rural e Senar oferecem curso gratuito de corte e costura

Assessoria, Assessoria
Foto: Divulgação

A Prefeitura, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, está oferecendo curso gratuito de confecção básica do vestiário, do dia 22 a 25 de agosto. A capacitação está acontecendo no Auditório Municipal José Farias Leal.

O curso de 32 horas/aula foi destinado a mulheres que participam do SCFV do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

As alunas aprendem sobre a importância econômica da produção de roupas; satisfação pessoal por aprender, criar e produzir; além do vocabulário específico relativo à atividade. Em relação à máquina de costura, fizeram o reconhecimento (peças), regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobinha. Também receberam orientações sobre os equipamentos, ferramentas e instrumentos essenciais à atividade.

A classificação e características dos tecidos e linhas também fez parte do conteúdo das aulas, o preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido; alinhavo, uso adequado do ferro de passar roupas; cuidados com os tecidos; molhar para encolher, lavar e secar, passar (temperaturas adequadas); e acabamentos: arremates, casas e botões, zíper, limpeza, chuleado (chuleio) e aviamentos.

Na área da Saúde e Segurança no Trabalho, elas tiveram aulas de preservação do ambiente e destinação do lixo relativo à atividade.

O curso está sendo ministrado pela Instrutora Cecília Recalde de Souza, que destacou o esforço e dedicação das alunas.