Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
(67) 3447-1153
Cb image default
Divulgação

Direcionada a gestantes, puérperas e lactantes, a palestra teve foco em informar sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios para mãe e bebê

O aleitamento materno apresenta uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Esse foi o assunto da roda de conversa realizada na última terça-feira (23), na Unidade Básica de Saúde, como parte da campanha Agosto Dourado. O evento foi direcionado a gestantes, puérperas e lactantes do município

A roda de conversa iniciou com Enfermeira Mônica Melo, logo em seguida foi conduzida pela Fisioterapeuta Camyla Pezenti, a Nutricionista Paula Navarro, a Psicóloga Flávia Custódio que falaram sobre o incentivo ao aleitamento materno, a importância nutricional da amamentação, ergonomia, alimentação da mãe que amamenta, tipos de leite e saúde mental, e ao final tiveram alongamento com a Educadora Física Susana Monteiro, que também falou da importância da atividade física durante a gestação.

Cb image default
Divulgação

Amamentar pode reduzir o risco de inúmeras doenças para a mãe e o bebê. Para a mulher, alguns dos benefícios são: diminuição do sangramento no pós-parto; auxílio na eliminação do peso adquirido na gravidez; e redução das chances de desenvolvimento de anemia, câncer de mama, no ovário e endométrio, diabetes e infarto.

Para a criança, vale ressaltar que diversas doenças e comorbidades podem ser prevenidas por meio da amamentação. Como, por exemplo, o fortalecimento e bom desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico, da arcada dentária, redução da mortalidade neonatal, entre outros benefícios.

O aleitamento materno também fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Quando a mãe coloca o bebê em seu colo e faz carinho nele, está criando laços que possibilitam o desenvolvimento físico, motor e psíquico da criança. É um ato que faz bem para a alma, para o corpo e para o coração.

Participando desta ação, estava a Vereadora Prof.ª Regiane Camargo, que foi á autora do pedido de Instituição do Mês de Agosto como o mês de Aleitamento Materno, também chamado de “Agosto Dourado”.

“Promover ações de conscientização e instituir o ‘Agosto Dourado’ no município é uma forma de incentivarmos o aleitamento materno”, destacou a Vereadora.