Com a flexibilização das atividades sociais, a Gerencia Municipal de Assistência Social, gradativamente, retorna com os atendimentos presenciais nos equipamentos, seguindo o protocolo sanitário para evitar a infecção e propagação do novo Coronavírus (Covid-19).

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), retornou as atividades presenciais com o acompanhamento de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Projeto Mamãe Feliz.

O grupo de gestantes é acompanhado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) com ações preventivas, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares. E, por isso, o Cras, por meio de sua equipe técnica, fará de forma contínua encontros com as gestantes, onde as futuras mães participam de palestras e orientações sobre a gestação, o parto, a importância da família para os filhos, entre outros”, explicou Lucinéia Almeida, coordenadora do Cras.

O projeto se tornou relevante por explanar diversos temas, bem como orientar as futuras mães em relação aos seus direitos, o autocuidado, pré-natal, amamentação, parto, pós-parto, autoestima, nutrição e o empoderamento da mulher”, destacou Adriana Teodoro, Gerente de Assistentência Social.

O Projeto Mamãe Feliz tem como público-alvo as gestantes que estejam realizando o pré-natal na Unidade Básica de Saúde do território e que procuraram o Cras espontaneamente para requisitar o benefício eventual kit bebê ou outro atendimento.

O atendimento acontece nas segundas-feiras, das 07:30hrs ás 10:00hr, no prédio do CRAS.