Evento gratuito é realizado no município pelo Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

Cb image default
Divulgação

Nesta terça-feira (26), é realizado em Novo Horizonte do Sul, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.

Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o vice-prefeito de Novo Horizonte do Sul, Giovani Donato dos Santos, destacou a importância da ação. “Esse é um dia muito importante para Novo Horizonte do Sul, pois envolve várias instituições, além do Sebrae e da Prefeitura Municipal, e é voltado para os nossos comerciantes e produtores rurais. O Cidade Empreendedora já vem fazendo um trabalho no nosso município e o evento é mais uma iniciativa que vai trazer um reflexo muito positivo. Acredito que irá se refletir no nosso futuro e trazer resultados para a nossa cidade”, destacou o vice-prefeito.

Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Novo Horizonte do Sul desde o ano passado. “Essa mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município, um grande evento com oficinas, capacitações e consultorias para os empreendedores. É uma oportunidade para que comerciantes locais possam aprender mais e se desenvolverem, dessa forma, a gente consegue fortalecer esses empreendimentos e fazer a economia girar. Esse é o resultado de um trabalho em conjunto do Sebrae/MS, com a Prefeitura Municipal e várias instituições, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para promover o desenvolvimento”, ressaltou Vanessa.

Também participaram da abertura do Dia da Oportunidade, entre as lideranças locais presentes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Novo Horizonte do Sul (ACINHS), Amarildo da Silva; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ademir de Oliveira.

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Kátia Zanovello Caccia, por exemplo, esteve junto com a mãe dela, Maria Cândida Zanovello.

A família vive no Sítio São Fernando onde produz hortaliças, salgados, e peças de artesanato em crochê. Todos os produtos foram levados para o Dia da Oportunidade. “Já comercializamos na feira da cidade na sexta-feira e no sábado e participar do evento hoje é uma oportunidade muito boa para gente, pois é uma chance de mostrar o que a gente vende para mais pessoas”, comentou Kátia.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores e profissionais que atuam no comércio local participaram das capacitações oferecidas durante a manhã. No total, foram cinco palestras que envolveram temas como gestão financeira, inovação, sustentabilidade e cooperativismo.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde desta terça-feira, na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Além disso, serão promovidas para os pequenos negócios locais outras sete palestras (clique aqui e confira a programação completa). Com o tema “O empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades”, a principal delas é a palestra magna que será ministrada por Luciana Balbino, das 18 às 19h30. Eleita uma das cem mulheres mais poderosas do agro pela revista Forbes, Luciana é coordenadora de um projeto desenvolvido na comunidade rural “Chã do Jardim”, em Areira, no interior da Paraíba, e irá apresentar ao público como apostou na área do turismo para transformar a realidade local e gerar renda para quem vive na região.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada hoje. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.